quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MAC OS X - Versões

INTRODUÇÃO

Desde 2002, o Mac OS X é incluído em todos os Machintosh. Com o lançamento do OS X Mountain Lion em fevereiro de 2012, a Apple tirou a palavra "Mac" do nome, chamando o sistema operacional somente de OS X.

A primeira versão lançada para servidores foi Mac OS X Server 1.0 em 1999, e a primeira versão para desktop, Mac OS X v10.0 Cheetah foi lançada em 24 de março de 2001. O nome dos lançamentos vêm de grandes felinos (leopardo, pantera, leão), e o X (dez) vem dos números romanos, para marcar que a décima versão foi a primeira a ser lançada com certificação UNIX.

Mac Os X v10.0 – Cheetah

Mac OS X v10.0, codinome “Cheetah”, foi a primeira versão do sistema operacional Mac OS X, para desktop e servidor da Apple. Mac OS X v10.0 foi lançado no dia 24 de março de 2001 por um preço de US$129.95. Substituiu o Mac OS X Público Beta e veio antes do Mac OS X v10.1.

Mac OS X v10.0 foi uma mudança radical do Sistema Operacional anterior, considerado "clássico", da Macintosh e foi a resposta da Apple à tão esperada próxima geração de sistemas operacionais da Macintosh. Apresentou um novo conceito de código criado completamente diferente do modelo do Mac OS 9, como também todos os Sistemas Operacionais anteriores da Apple. Mac OS X introduziu o novo núcleo Darwin Unix-like e um sistema totalmente novo de administração de memória. Provou ser um começo duradouro para o Mac OS X. Embora tenha sido elogiado pelo bom começo, ainda é a um sistema operacional imaturo, em termos de perfeição e estabilidade.

Mac Os X v10.1 – Puma

Mac OS X v10.1, codinome “Puma”, foi a segunda versão do sistema operacional Mac OS X, para desktop e servidor da Apple. Substituiu o Mac OS X v10.0 e antecedeu ao Mac OS X v10.2. A versão 10.1 foi lançada em 25 de setembro de 2001 como uma macroatualização gratuita da versão 10.0. A partir da versão 10.1.2, a Apple fez do Mac OS X o sistema operacional padrão dos novos Macs.

O sistema operacional foi distribuído sem custos por empregados da Apple depois do pronunciamento de Steve Jobs em uma conferência em São Francisco. Logo após, foi distribuído para os usuários do Macintosh em 25 de outubro de 2001 nas lojas da Apple e outros distribuidores de produtos da marca. O sistema operacional foi melhor recebido do que Mac OS X versão 10.0, embora os críticos reclamassem do excesso de bugs e da falta de alguns recursos no novo sistema operacional.

Mac Os X v10.2 – Jaguar

A terceira versão do sistema operacional foi lançado em 23 de agosto de 2002, e foi o primeiro Mac OS X a usar em campanhas publicitárias o apelido (Jaguar), prática que vem sendo seguida até os lançamentos atuais.

O Jaguar trazia alguns recursos já incluídos nos SOs anteriores, como o Rendezvous (o atual Bonjour), Address Book, Mail, e como novidade trazia 150 recursos. Os principais deles são Inkwell, um aplicativo para reconhecer escrita manual e o iChat, aplicativo de troca de mensagens gratuitas entre dispositivos Apple.

É o último SO da Apple a ter como navegador padrão o Internet Explorer, e foi a versão mais usada do sistema até meados de 2006.

Mac Os X v10.3 - Panther

O Mac Os X 10.3 Panther, foi lançado em 24 de outubro de 2003. Essa versão trouxe um “inconveninete” para alguns usuários, uma vez que por causa do novo formato de ROM necessário para o uso do sistema operacional alguns computadores mais antigos (Power Mac G3s e PowerBook G3s) não conseguem instalar o SO como padrão.

O Panther contém mais de 150 novos recursos e traz significantes melhoras a sua interface moderna, baseada em UNIX. Inclui suporte para acesso nativo a arquivos e impressões de Windows, iChat AV para vídeo conferência, Expose para abrir instantânemaente qualquer janela, e um novo Finder para acesso fácil aos seus arquivos.

A grande novidade desta versão do Mac OS X é o lançamento do Safari, navegador padrão da Apple, em substituição ao Internet Explorer.

MAC OS X 10.4 – TIGER

Foi disponibilizado ao público no dia 29 de abril de 2005, 18 meses depois da versão 10.3 – “Panther’’, e foi substituida pela versão 10.5 – ‘’Leopard” no dia 26 de outubro de 2007, sendo a versão mais longa do MAC OS X.

Esta versão possuía duas características técnicas que a diferenciava das versões anteriores: o seu sistema operacional 64 bits, que o permitia endereçar mais memória; e a sua capacidade de computação distribuida, que permitia interligar várias máquinas, às transformando em um “supercomputador’’.

Além disso , essa versão apresentava alguns novos recursos, como uma nova versão do navegador Safari, e um rápido sistema de buscas chamado Spotlight, que agradou muita gente, mas que recebeu algumas críticas, já que para alguns, a ferramenta era ineficiente por que mostrava vários resultados sem relação com aquilo que era procurado, dificultando a busca.

Para a Apple, O Tiger foi a versão com o maior sucesso da história do MAC OS X, sendo que na Conferência WWDC, a conferência anual da Apple, em 11 de junho de 2007, Steve Jobs afirmou que dos 22 milhões de usuários MAC OS X, 67% usavam o Tiger.

MAC OS X 10.5 – LEOPARD

A versão Leopard foi disponibilizada ao público no dia 26 de Outubro de 2007, 30 meses depois de lançada a versão Tiger. De acordo com a Apple, a versão Leopard continha mais de 300 melhorias e alterações. Dentre as principais podemos citar o suporte para escrita de 64-bits; o Time Machine, uma ferramenta de backup automática; inclusão das ferramentas Front Row (interface de controle-remoto para execução de mídias, músicas, vídeos e fotos) e Photo Book (aplicação que utiliza câmera para tirar fotos rápidas e inserir efeitos) que só anteriormente só eram encontrados em alguns modelos MAC; além de executar buscas em várias máquinas simultaneamente através do Spotlight.

Entretanto cabe citar algumas críticas que eram feitas pelos usúarios, como o controle de backups do Time Machine, que não possibilitava por exemplo mudar o intervalo de backups, que era feito a cada 1 hora; a ferramenta de E-mails do sistema que possibilitava a criação de notas, lembretes, e leitura de feeds, mas que dificultavam o uso da ferramenta; além das janelas de help que eram abertas sobre a tela que estava sendo utilizada, atrapalhando um pouco o usúario. Mas nada que tirasse a eficiência do sistema.

Mac Os X v10.6 – Snow Leopard

Snow Leopard foi a sétima versão do MAC OS X lançada pela Apple. Em 2009, Apple e Microsoft mudaram suas estratégias e lançaram novas versões de seus sistemas operacionais. O MAC OS X v10.6 foi lançado no mercado na ultima semana de agosto. As principais vantagens do Snow Leopard comparado com versões anteriores é a rapidez em iniciar o computador e abrir programas – principalmente os da Apple – e ser 50% menor, deixando mais 7G de espaço em HD.

As novidades não param por ai, é possível o ajuste automático do relógio em viagens, a data na barra de menu, a sinalização da intensidade da rede wireless, possibilidade de ícones maiores, visualização de itens de uma pasta, plugins de páginas web (como flash) não congelam mais o navegador, os vídeos são exibidos em tela inteira e podem ser enviados direto para o YouTube.

Porém, existem algumas desvantagens nessa versão, como a exigência do processador Intel, o que faz o sistema inválido nos antigos Macs. Por outro lado, o custo é de apenas US$ 30 pra quem já possui a versão anterior, Leopard 10.5.

Mac Os X v10.7 - Lion

O Mac OS X v10.7 "Lion" é o sucessor do Mac OS X v10.6 "Snow Leopard", ou seja, é a oitava versão deste sistema de operação. Anunciado em outubro de 2010 e lançado em 20 de Julho de 2011, foi disponibilizado para download através da Mac App Store.

Entre as novidades estão:

Launchpad: Com o Launchpad você acessa seus apps em um instante, assim como no iPad. Só precisa clicar no ícone do Launchpad no seu Dock. Quando você baixa um app da App Store, ele é mostrado automaticamente no Launchpad, pronto para ser instalado.

Apps em tela cheia: "O iPad mostra todos os seus apps em tela cheia para você não se distrair, e oferece uma forma rápida de voltar à tela dos apps. O Mac OS X Lion faz a mesma coisa na sua área de trabalho. Você pode abrir um app em tela cheia com só um clique; mudar para outro app também em tela cheia deslizando apenas um dedo no trackpad, e retornar à área de trabalho para acessar seus apps.

Mission Control: O novo Mission Control é um poderoso e prático recurso que proporciona uma visualização abrangente de tudo o que estiver em execução no seu Mac‚ incluindo o Exposé, Spaces, Dashboard e apps em tela cheia. Com um simples movimento, o Mission Control é mostrado na tela. Assim você pode ver todas as janelas abertas agrupadas por app, ícones dos apps funcionando em tela cheia, o Dashboard e outras janelas do Spaces.

Mac Os X v10.8 – Mountain Lion

Desde a versão do Mac OS X Tiger, a Apple vem lançando novos sistemas operacionais a cada dois anos, mas desta vez anunciaram um novo sistema mais cedo, o Mac OS X Mountain Lion, e disseram que as atualizações ocorrerão a cada ano.

O Mac OS X Lion trouxe novos recursos para o sistema, como gestos que estavam disponíveis apenas em dispositivos com iOS, facilidade de acesso a todos os apps, aplicativos em tela cheia, entre outros diversos recursos.

Quem possui o iOS 5, conhece os diversos recursos que este sistema trouxe para os dispositivos, e a Apple vendo que tudo isto era muito bom, resolveram lançar um novo sistema operacional, juntando o que fizeram de melhor no iOS com o Mac OS X.

As principais mudanças no próximo sistema:

Mensagens: O iChat será substituído pelo iMessage, aonde você poderá começar uma conversa no seu Mac e continuar depois em algum outro dispositivo com iOS. Esse aplicativo suporta vários serviços de mensagens instantâneas, como AIM, Jabber, Google Talk, Yahoo e Messenger, além de possibilitar o uso do FaceTime com seus contatos.

Lembretes: Para não se esquecer de nenhum compromisso, você poderá fazer uma breve anotação em seu iPhone de algo que precisa fazer assim que chegar em casa, e ao ligar seu Mac, ele irá te lembrar de realizar aquela atividade. OiCloud mantém todos os seus lembretes atualizados.

Notas: O sistema atual possui um aplicativo de “Lembretes”, mas não é algo tão prático e bonito como o dos dispositivos iOS. O Mac OS X Mountain Lion foi elaborado para você escrever o que está em sua mente, e ainda possibilitará a inserção de fotos e imagens, e como tudo estará sincronizado com o iCloud, quando você criar ou editar uma nota em seu Mac, automaticamente ela será atualizada em seu iPhone, iPad e iPod touch.

Central de Notificações: Sempre tem alguma notificação perdida em algum lugar, um novo email, atualização de algum aplicativo, notificação doTwitter, ou mesmo uma mensagem no iMessage. Assim como no iPhone, iPad e iPod touch, quando algo novo surgir para você, um banner de notificação aparecerá e desaparecerá sem interromper o que estiver fazendo.

Twitter: O Twitter estará vinculado com iPhone e Safari, e será possível compartilhar links e fotos clicando em apenas um botão, e toda vez que você for mencionado ou receber uma DM, uma notificação aparecerá em sua tela.

Espelhamento via AirPlay: O que já é possível fazer com o iPhone 4S e o iPad 2, será possível fazer com seu Mac e um Apple TV, sem a necessidade de cabos, você poderá transmitir o que está em seu Mac para sua HDTV com a Apple TV ligada.

Gatekeeper: Com o Gatekeeper seu Mac estará mais seguro do que nunca, pois ele ajudar a evitar que você baixe e instale softwares maliciosos, e permite que você controle quais aplicativos deseja baixar e executar em seu Mac.

Por enquanto o Mac OS X Mountain Lion está disponível apenas para desenvolvedores, a versão para usuários final deverá estar disponível apenas em Julho.


Por Junior, com contribuição dos demais integrantes do grupo.

Refêrencias:
macworldbrasil.uol.com.br
applemania.info
macmaniacos.com
idgnow.uol.com.br
eduardofarias.wordpress.com
amazon.com
apple.com/br/pr/library/
reviews.cnet.com/macintosh-os/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Macintosh

          Macintosh, lançado em 24 de janeiro de 1984, foi projetado para ser um computador barato e fácil de utilizar. Tornou-se uma revolução, um dos primeiros computadores pessoal com interface gráfica, o conceito de pastas e janelas que temos nos diversos sistemas operacionais até hoje. O Macintosh não representa apenas inovações nos produtos Apple, mas também no modo com que a empresa alcançava seus clientes e como seus computadores tornavam-se objetos de desejo. Foi com o Macintosh que Steve Jobs resolveu arriscar e, no intervalo do Super Bowl (um dos maiores eventos esportivo dos EUA) veiculou um comercial que deixou milhões de americanos de olhos arregalados.

          Com um preço inicial de US$2495, o Macintosh vinha equipado com 128 KB de memória RAM e o Sistema Operacional System 1, que mais tarde viria a ser chamado de Mac OS.

          Em 1985, o sucesso do Macintosh pareceu desestabilizar a empresa, que resolveu demitir Steve Jobs e acabou por ficar sem Steve Wozniak, que voltou para a faculdade. A partir de então, os computadores da Apple perderam o brilho e traziam uma interface desatualizada para os padrões da época, com características que desagradavam os consumidores. Esta foi uma verdadeira fase de declínio, em que os poderosos computadores da Apple não representavam ameaça alguma para concorrentes como a Microsoft, e desapontavam os fãs.

          Foi apenas em 1991 que a Apple acordou de seu pesadelo e lançou o primeiro PowerBook, um computador portátil que reconquistou o público, alcançando um grande sucesso nas vendas.

 

 - Por: César Garcia

 - Fontes: Tecmundo

               Wikipédia

               Youtube

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Steve Jobs

      Olá pessoal! Então, para começar na boa vibe que a professora fala que nós do Infonet temos, um bom dia cheio de lição pra todo mundo, hehehehe!

      Na hora de escolher um ícone da informática, não poderíamos escolher outro se não Steve Jobs (Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema operacional que será assunto neste blog). Sério, li muita coisa e, isso que vou postar não é nada comparado ao tamanho da história dele. Na verdade, é um pequeno resumo de sua vida e conquistas.

      Steven Paul Jobs (1955 - 2011) empresário e inventor americano, é considerado um dos maiores visionários dos últimos tempos. Nasceu em São Francisco, Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955. Seus pais biológicos lhe entregaram para adoção, pois não tinham condições de criá-lo. Com 17 anos, entrou na Universidade Reed College em Portland, Oregon, mas depois de 06 meses abandonou o curso de “física, literatura e poesia”, pois suas condições financeiras o impediram de pagar os altos custos.

      Em 1976, aos 21 anos, Steve Jobs fundou aquela que se tornou uma das mais valiosas e inovadoras empresas do mundo, a Apple Inc, onde lançou produtos revolucionários como o Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad e todas essas coisas que vocês pedem de Natal, e que mudaram para sempre o mundo da informática e do bolso de seu pais.

      Apesar da vida difícil, Steve transformou a Apple na maior companhia capital aberto do mundo em valor de mercado. Também se tornou um dos maiores defensores da popularização da tecnologia.

      Em 1984, demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma empresa de desenvolvimento de softwares direcionados aos mercados de educação superior e administração. Porém, 12 anos depois, a Apple compra a NeXT e Jobs volta a sua antiga empresa onde permaneceu como CEO (Chief executive officer) até agosto de 2011. Como CEO, reergueu a empresa de uma crise financeira, mas devido ao estágio avançado de sua doença, preferiu renunciar.

      Sua carreira como empreendedor não parou por aí, Steve Jobs também foi um dos fundadores da Pixar Animation Studios, empresa que criou alguns dos mais bem sucedidos filmes de animação de todos os tempos, incluindo Toy Story, Monsters Inc, Finding Nemo, Os Incríveis, Cars e Ratatouille. Em 2006 a Pixar foi comprada pela Walt Disney Company.

      Steve Jobs, lutava contra um câncer no pâncreas desde 2004, e faleceu em 05 de outubro de 2011.

      Por último vou deixar uma das frases dele que me pareceu muito interessante, espero que gostem:

      “Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." – Steve Jobs.

 

 - Por: Mariana Tavares

 - Fontes: Tecmundo

               Wikipédia