quarta-feira, 14 de março de 2012

O “Mountain Lion” está chegando !

No dia 16 de fevereiro de 2012 a Apple anunciou que lançará uma nova versão de seu sistema operacional, o MAC OS X 10.8, apelidado de “Mountain Lion”, que irá substituir a atual versão 10.7 – “Lion”, além de já disponibilizar via download a versão para desenvolvedores (membros integrantes do Programa de Desenvolvedores para Mac – Mac Developer Program) de seu novo SO. Entretanto, a versão para o público em geral só deve chegar em Julho deste ano.

O Mountain Lion está sendo preparado com o claro objetivo de integrar o Mac ao iPad e ao iPhone, já que vários recursos conhecidos do iOS (sistema operacional do iPad e iPhone) estarão presentes nessa nova versão, armazenando e integrando seus dados e documentos na nuvem, através do sistema iCloud, que, segundo a Apple, já possui mais de 100 milhões de usuários.

Além disso, podemos citar outros destaques que não estão diretamente relacionadas ao iOS, como o QuickTime e o PhotoBoot, que ganham novas opções de armazenamento de mídia, e o navegador Safari, que tem uma barra de ferramentas completamente redesenhada e a barra de URL desempenhando também a função de “buscador”, excluindo-se assim a barra de buscas. Na parte gráfica podemos citar o suporte que o Mountain Lion tem às APIs Open CL e Open CL.

Entre as principais novidades do Mountain Lion podemos citar:

Messages: o antigo serviço de mensagens, o iChat, será substituído pelo novo Messages, que permite a troca ilimitada de mensagens, fotos e vídeos , entre Mac e outras máquinas que utilizam o sistema iOs, além de suporte a videoconferências e compatibilidade com o FaceTime (software da Apple que permite fazer chamadas de vídeo para iPhone, i Pad e outros dispositivos iOS). Sendo assim, o usuário poderá iniciar uma conversa em um Mac e continuá-la em outro dispositivo com iOS. O Messages ainda permite o uso de protocolos AIM OSCAR e XMPP (utilizados em mensageiros instantâneos, como ICQ, Windows Live Messenger etc.), possibilitando a integração com Yahoo! e Google Talk.

Lembretes: Recurso que já estava disponível no iPhone e iPad, e que agora esta presente no Mac. Tem como idéia criar uma lista de tarefas e gerenciá-las através do iCloud, podendo o usuário “anotar” uma tarefa no Mac, e tempo depois, ser avisado desta mesma tarefa ao ligar o seu iPhone ou iPad. Esta aplicação pode trabalhar de acordo com a localização informada pelo gadget. Por exemplo, o usuário pode receber um alerta acerca de um item da lista de tarefas ao entrar em um supermercado, por exemplo. Este recurso pode não parecer muito útil para quem tem um Mac, mas para quem tem um iPhone e passa um bom tempo em frente ao computador, é interessante ter a sua lista disponível e pronta para ser editada a qualquer hora.

Notification Center: A central de notificações do sistema mostra tudo que há de novidade, desde atualizações no Twitter, até atualizações disponíveis e alertas de e-mail, calendário, mensagens e lembretes. Os avisos aparecem automaticamente no canto superior da tela e desaparecem alguns segundos depois, sem interromper o que se estava fazendo. Para ver todas as notificações, basta clicar em um ícone no canto superior da tela, que uma nova tela aparece no lado direito com todas as mensagens.

Gatekeeper: É um recurso de segurança que trabalha em conjunto com a Mac App Store, a loja oficial de aplicativos da Apple. Este recurso permite que o usuário baixe e instale aplicativos de terceiros sem a necessidade fazê-lo pela loja, conforme o nível de segurança escolhido para que o Gatekeeper trabalhe. Existem três níveis de segurança: o número 1 permite que o usuário execute apenas aplicativos da Mac App Store; o número 2 permite que sejam executados além dos aplicativos da loja, os programas assinados com “Apple Developer ID” (programas criados por desenvolvedores Mac); e o número 3 permite que qualquer aplicativo seja executado.

Gamecenter: Antes apenas disponível nos dispositivos móveis, agora a central de jogos com games embutidos pode ser acessada pelo Mac, onde o usuário pode desafiar outros jogadores online, marcar partidas, consultar ranking etc. Além disso, o Gamecenter oferece ferramentas para desenvolvedores de jogos

AirPlay: Mais uma tecnologia presente nos sistemas iOS e que agora ganha espaço no Mac. Este recurso permite que o usuário “espelhe” qualquer conteúdo que seja necessário ser exibido na tela de uma TV de alta definição, como páginas web, vídeos, jogos, fotos, documentos etc. Para utilizar o AirPlay deve, ou possuir uma TV que seja compatível com essa tecnologia, ou adquirir uma Apple TV.

Disponibilidade

A Apple ainda não fez nenhum tipo te pronunciamento a respeito dos requisitos mínimos necessários para o funcionamento do sistema, entretanto, a empresa já divulgou a lista das máquinas capazes de rodá-los. São eles: modelos de iMac lançados à partir de 2007; MacBook Aluminum 13 polegadas (a partir de 2008); MacBook White (2009); MacBook Pro de 13 polegadas (2009); MacBook Pro de 15 polegadas (2007, desde que utilize processador de 2,2 ou 2,4 GHz); MacBook Pro de 17 polegadas (2007); MacBook Air (2008); Mac Mini (2008); Mac Pro (2008); Xserve (2009).

Esta lista exclui várias máquinas populares entre os usuários da Apple como iMacs lançados no final de 2006, todos os MacBooks de plástico, MacBooks Pro lançados antes de junho de 2007 e os primeiros MacBook Air e Pro. Isto se deve ao suporte a recursos 64-bit e suporte gráfico à nova versão.

Quanto a versão do SO utilizado, a Apple divulgou que quem utiliza a versão 10.6 – “Snow Leopard” poderá migrar diretamente para o Mountain Lion, já que segundo a empresa, 30 % dos usuários utilizam a versão atual (Lion, lançado em 2011), enquanto que 50% ainda utilizam o Snow Leopard, do ano de 2010.

Como foi dito no início, a versão do Mountain Lion para o público em geral estará disponível no mês de Julho, todas as informações conhecidas até agora têm como base a versão disponibilizada para os membros desenvolvedores Mac, portanto é importante lembrar que novas informações e novidades podem surgir até o lançamento.

Por Diego Wollinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário