quarta-feira, 28 de março de 2012

Windows VS Mac OS

Algumas rivalidades são inevitáveis: Brasil x Argentina, Pepsi x Coca Cola e, para os mais ligados em tecnologia, Windows x Mac OS X. Prepare-se para uma discussão sobre qual é melhor sistema operacional: o poderoso Windows de Bill Gates ou o elegante Mac OS de Steve Jobs? 

Não é preciso nem pensar muito para afirmar que o Windows é o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo. Segundo dados do MarketShare, um website que faz pesquisas e estatísticas sobre tecnologia, 88.14% dos usuários de computador no mundo optam pelo Windows, enquanto apenas 9.77% utilizam o Mac OS. 

Se mais pessoas usam o sistema de Bill Gates, isso significa que ele é melhor? E os entusiastas da Apple que gritam a plenos pulmões que o Mac OS X é uma obra prima da tecnologia? Agora colocaram Windows de um lado e Mac do outro: que comece a luta!

 Round1 – Segurança 

De um lado, usuários do Windows apavorados com a praga do Conficker e, de outro, Applemaníacos gabando-se da segurança de seu sistema operacional e do fato de que no Mac os vírus são quase inexistentes. Mas a ausência de vírus torna o sistema menos vulnerável?


A empresa McAfee aponta que as brechas na segurança do Mac cresceram 228% nos últimos três anos, sendo que, no Windows, este resultado foi demeros 73%. Mesmo que, estatisticamente menos seguro, o usuário Mac usufrui de um poderoso sistema de permissões Unix para se proteger. 

O que isso quer dizer? Para instalar um programa no Mac, você precisa digitar a sua senha de administrador. Dessa forma, nenhum aplicativo é instalado sem que você fique sabendo.


 E é verdade: no Mac OS X o número sobre um ataque de vírus é quase inexistente. Afinal, por que alguém iria um público-alvo pequeno, sendo que o Windows permite alcançar até 88.14% de usuários de computador? 

Round 2 – Área de Trabalho


Agora o assunto é design e rapidez. O Windows e o Mac OS X mostram a sua cara e o que têm a oferecer. O modo com que você gerencia janelas e arquivos, afeta diretamente a sua produtividade, ou seja, uma interface problemática pode acabar saindo caro para o próprio usuário.

Macs para a esquerda, Windows para a direita. É na posição dos botões para gerenciamento de uma janela que começam as divergências entre os dois sistemas operacionais.


No Mac, o botão vermelho fecha uma janela, o amarelo minimiza-a e o verde expande a tela. Vale lembrar que para cada programa, a definição de “expandir a janela” pode variar. Já no Windows, os comandos não têm segredo: fechar janela, maximizar e minimizar.


Gerenciando janelas - Redimensionar janelas do Finder/Explorer, navegador ou de qualquer outro aplicativo que você esteja utilizando é importante e, quanto mais simples, melhor. O modo de gerenciamento de janelas varia muito de usuário para usuário, mas em termos gerais, usuários Windows utilizam tela cheia, enquanto usuários Mac preferem utilizar telas em diferentes tamanhos. 

Para alterar o tamanho de determinada janela no Mac, basta utilizar o ponto de redimensionamento no canto inferior direito. É possível também redimensionar e mover janelas que não estejam em primeiro plano, o que  é ideal para múltiplas tarefas como navegar na internet e escrever um relatório, por exemplo.

Já no Windows, as janelas podem ser movidas e ter seu tamanho alterado em qualquer um dos cantos. Para os preguiçosos de plantão, é possível redimensionar uma janela usando apenas o teclado.


Alternando janelas - Quem aqui abre apenas um aplicativo por vez, em seu computador?
Geralmente, há dezenas de janelas abertas variando entre navegadores, comunicadores instantâneos, clientes de email e muito mais. Então o modo com o qual o usuário vai de uma janela para a outra também importa muito!

Windows

Bill Gates gerencia suas janelas de três simples formas: por meio da Barra de Iniciar, utilizando o Windows Flip e o Windows Flip 3D. Mas e como funcionam todas essas ferramentas?

Barra de Tarefas: é a maneira mais básica e clássica de gerenciar janelas no Windows. Quando cada janela é minimizada, transforma-se em um botão e, no Windows Vista (Última versão do SO), uma miniatura mostra o conteúdo da janela. Esta miniatura acaba sendo muito útil quando várias janelas minimizadas possuem um nome semelhante.

 Para alternar entre as janelas, é só clicar no botão. A grande desvantagem é que, se houver muitas janelas abertas, os botões podem ficar pequenos e difíceis de ser identificados. Para resolver este problema, Bill Gates criou um sistema de agrupamento que mantém janelas de um mesmo programa em um só botão.

Windows Flip: A partir do atalho Alt + Tab, uma barra translúcida mostra todos os aplicativos abertos, ficando fácil escolher entre um deles. Para navegar nesta barra, o usuário pode utilizar tanto o mouse quanto o teclado.


Postado por: Mariana Tavares com contribuição de edição por César Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário